domingo, 28 de fevereiro de 2010

O Sergipe quer mudar

Futebol é uma das grandes paixões dos brasileiros, e isso não seria diferente em Sergipe. Desde em 1918, com a fundação da primeira entidade organizada para fins esportivos no estado, a “Liga Desportiva Sergipana”, o futebol tem tomado o coração dos torcedores pelos quatro cantos de Sergipe.

No passado, poucos times formam a grade futebolística em Sergipe, que foi se erguendo e ganhando mais adeptos com o decorrer dos anos. Hoje, muitas associações preenchem as tabelas, mas um deles esteve sempre em destaque e tem perdido há algum tempo sua força.


É o Clube Esportivo Sergipe, um time fundado em 1909, mas que apenas em 1916 levou o futebol para o clube. O time colorado, como é carinhosamente chamado por sua torcida, é o maior campeão do Campeonato Sergipano com 31 títulos e tem a maior torcida do estado.


Mas os dias de glória do Sergipe passaram. Há alguns anos, o time não tem os mesmos resultados e a mesma adesão por parte da torcida. Uma administração marcada pela ditadura de um presidente que trata o clube como propriedade sua, tomando todas as decisões sozinho e sem permitir a interferência e a colaboração de qualquer membro do conselho deliberativo, tem afundado a cada ano o clube, que não ganha um título desde o ano de 2003.


Após algumas reuniões, iniciadas em meados do ano de 2008, onde o presidente, Antônio Soares Mota, mais conhecido como ‘Motinha’, teve a oportunidade de conversar com alguns torcedores e membros do conselho deliberativo do clube, ficou acertado a abertura da administração do time, bem como o aumento do número de conselheiros, a adesão ao projeto ‘Sócio torcedor’ e a prolongação do mandato do presidente por mais dois anos, para assim reformular o defasado estatuto, porém nada do que foi acertado foi cumprido por Motinha.


No mês de outubro de 2009, acontece o primeiro fórum “Pensar o Sergipe”, onde toda a torcida é convocada a participar. A partir de então, nós, inconformados torcedores, passamos a nos reunir rotineiramente, criando o movimento “Quero meu Sergipe de volta”, que visa alcançar uma administração democrática e transparente para o clube, reformulando o desatualizado estatuto e propondo novas oportunidades para o time.


Não buscamos baderna ou luta própria. O que queremos é uma administração consciente, que cuide e valorize o Sergipe como ele merece. Participe você também da nossa luta!

3 comentários:

  1. Só fazendo uma pequena correção o "SPORTIVO" do Sergipe é com "S". Mais comentando sobre o nosso querido clube, o Sergipe precisa ser grande na sua essência, como sempre foi e como sua história, que se confunde com a do nosso Estado e porque não falar que se confunde com a história do Futebol do Nordeste. Uma administração moderna, transparente e participativa.
    Eu desejo e convido a todos para nos ajudar a formar uma nova história para esse grande clube.

    ResponderExcluir
  2. É ISSO AI, QUERO MEU SERGIPE DE VOLTA!
    E pensar que no começo dos anos 2000, meu sergipe estava la brigando e lutando e conseguio subir a serie B do brasileirão e hj ta uma catastofre.
    Reciclagem da diretoria já!
    Cargo vitalício fora! (kkkk)

    ResponderExcluir
  3. enquanto esses dirigentes só pensarem em lucrar e não investir certo o time não vai pra frente nunca, um time com 100 anos de existência não tem uma gategoria de base que se preze, não tem um alojamento em condições para o atleta desenvolver o seu futebol, não faz peneira nos bairros, pois, existem muitos meninos bom de bola por aqui,o melhor time que eu já vi o Sergipe ter era 95% formado por jogadores sergipanos, mas tem que trazer esses jogadores, fulano de Alagoas, fulano de Pernambuco, por favor e o pior, são sempre os mesmos,chega de dar murro em ponta de faca, ta na hora de mudar estratégias !!!

    ResponderExcluir